Escola - Paulo Freire
"Escola é...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz."
de Paulo Freire
PDE - Escola
2011
I-Aspecto Histórico
A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Professor Paulo Freire, surgiu da discussão dos moradores dos bairros da cidade nova, que após um breve levantamento observou-se que existia grande quantidade de crianças fora da escola, pois naquela época não havia escola nesse bairro, e a mais próxima ficava num bairro vizinho, que além da distancia era de difícil acesso, visto que o bairro Belo horizonte era novo, e as ruas não passavam de veredas, encravadas nas quintas dos antigos proprietários das terras.
Tentou-se através da prefeitura que fosse instalada uma escola no bairro, mas não foi possível, então a comissão do bairro decidiu solicitar ajuda das demais autoridades e dos moradores do bairro. Depois de intensa peregrinação junto ao comércio local e as pessoas influentes e com o apoio do CPT, MEB, Associação das Mulheres e Associação de Moradores, conseguiu-se material para fazer um barracão de madeira com duas salas de aula e um espaço onde funcionava a secretaria, diretoria e até a cozinha para merenda. O barracão foi constituído em terreno doado ao clube de jovens do bairro que posteriormente este foi cedido para a escola.
A escola começou a funcionar em 22 de abril de1985, com 128 alunos na Rua São Luiz s/n, bairro Belo Horizonte.
Em 1986, através da coordenação da associação dos moradores conseguiu-se recurso junto ao INCRA para ampliá-la, e assim passou a ter cinco salas de aula coberta de telha brasilite e o alunado passou de 128 para 307 e número de funcionários passou de 09 para 19.
Já no ano de 1991 com colaboração de terceiros construíram mais uma pequena sala de aula, perfazendo assim para seis salas de aulas, e dezenove funcionários, a escola permaneceu com esse numero de salas até 1998 quando foi construído um lindo prédio na AV. Manaus N°712, Bairro Belo Horizonte, com 10 salas e blocos administrativo, após 14 anos de luta e muita persistência dos funcionários e dos moradores do Bairro.
A Escola Professor Paulo Freire foi construída em um período em que Marabá, deixava de ser área de segurança nacional e ia ter sua primeira eleição para prefeito depois de 1964. Em um momento em que estava sendo implantados grandes projetos na região entre eles: Projetos: Ferro Carajás e a Hidroelétrica de Tucuruí, e com eles os mais variados problemas, eram os conflitos agrários, a luta pela posse da terra, o grande fluxo migratório que duplicou a população de Marabá, causando sérios problemas de ordem social: falta de escola, de médicos, de hospitais, falta de estradas, aumenta o índice de prostituição e etc.. E junto a essas situações florescia a organização sindical, popular e partidária. Marabá, antes estava adormecida ao julgo da oligarquia rural, desperta para um novo rumo, com mais participação da sociedade nos problemas locais através de suas organizações de base.
Quanto à economia deixava-se o ciclo da castanha. O povo estava mergulhado em euforia do ouro, da Serra Pelada, “maior reserva de ouro a céu aberto do mundo” e, junto com esse sonho de ouro, chegaram os fazendeiros e aqui, passam a derrubar a floresta e transformá-la em pastos sem nenhuma medida de preservação e respeito ao meio ambiente, hoje muitos rios e nascentes estão morrendo pelo desequilíbrio causado pelo homem contra o meio que vivemos.
É bom lembrar que com grandes projetos, vieram milhões de pessoa em busca de novas condições de vida de trabalho, muitas vezes o sonho terminava na rodoviária ou estação ferroviária, onde as pessoas não tinham como granjear o seu próprio sustento e moradia e surgiram as primeiras invasões urbanas.
E é nesse contexto que se implanta a Escola Professor Paulo Freire que tinha como professores: Maria Izabel Almeida Braga, Irismar Soares Freitas, Vânia Lucia Lopes Mourão, Jaide Maria das Graças Barreiros e serventes Rocilda Rodrigues Barbosa e Sebastiana Lopes Barbosa.
Inicialmente o ensino era apenas de 1° a 4° série, 1987 curso supletivo 1° a 4° etapa, em 1988 implantou-se 5° a 8° série e 1998 o ensino médio.
Não havendo alguém responsavel pela parte pedagógica, pedagogicamente nos estruturamos discutindo a filosofia de ensino inspirando nas obras do professor Paulo Freire, a exemplo do MEB (movimento de Educação de Base). E no decorrer dos anos continuou-se fazendo estudos entre professores da escola, planejamento com a diretoria da escola que tem formação em pedagogia.
Quanto à gestão escolar, desde o início observou-se a questão democrática, a professora responsável pela escola, foi escolhida entre os professores a professora já mencionados – Jaide Maria das Graças Barreiro, em 1986 tornou-se diretora da escola através da portaria de designação da SEDUC.
Em 1991, foi criado a conselho Escolar (um dos primeiros de Marabá) e passou-se ter uma direção conjunta com a comunidade escolar.
Essa experiência foi interrompida no mesmo ano, quando por solicitação de políticos locais a diretora acima citada foi destituída da função fato que não teve aprovação da comunidade escolar, teve como conseqüência um sério conflito entre os estudantes e os policiais, onde 15pessoas foram presas, dentre elas um estudante e um padre foram brutalmente espancados, outros foram torturados. As aulas foram suspensas devidas essa situação caótica (em anexo Xerox da reportagem sobre o conflito).
As aulas foram suspensas por um mês por ordem do secretario de estado de educação. Um mês depois, os diversos segmentos da comunidade escolar reuniram-se e deliberaram pela das aulas mesmo sem diretora, que estava afastada, e assumem o conselho escolar junto com a secretaria da escola, no período de novembro 1991 agosto de 1993, quando novamente designada a mesma diretora, que antes havia sido destituída da função.
A partir daí aflorou-se o desejo e luta pela construção do prédio da escola, que só veio acontecer em 1998, nesse ano a escola ficou em um prédio alugado. Neste mesmo ano a escola assume mais um desafio, implantação de ensino médio.
Em abril de 1999, inauguração do novo prédio através do Governo Estadual. A professora Jaide se aposenta, após 15 anos na direção da escola.
Em 200 através de processo eleitoral assume a atual diretora Vânia Lucia Lopes Mourão.
Em 2008 acontece a construção de uma quadra de esportes na escola. Aquisição de materiais tecnológicos e adequação do laboratório de informática.
Em 2010 atualmente a escola conta com 65 funcionários e 900 alunos, distribuídos em 19 turmas do ensino fundamental e 05 turmas do ensino médio.
Em 2011 a escola foi reinaugurada após uma de: de pintura, parte hidráulica e elétrica pela Prefeitura. Ocasião em também foi a entrega do novo laboratório com bancadas de mármore, e 20 computadores através do programa on-line, adquirido pela secretaria Municipal de Educação.
PDE - Escola
2011
EMEF
Profº. Paulo Freire
GRUPO DE SISTEMATIZAÇÃO
Eurlene, Gilmar, Leonete, Valteir, Vânia
COORDENADOR DO PDE
Valteir Alves Costa
PERFIL E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA
1. ESTADO: Pará 2. MUNICÍPIO: Marabá
3. ESCOLA: EMEF Prof. Paulo Freire
4. DIRETORA: Vânia Lúcia Lopes Mourão
5. ENDEREÇO: Avenida Manaus 712 Belo Horizonte
6. CONTATOS: 9162 7237 / 9132 2149 EMAIL: escolapaulof@yahoo.com.br
7. LOCALIZAÇÃO: ( ) área urbana
( ) área rural
(X) área urbana periférica
8. NÍVEIS E MODALIDADE DE ENSINO MINISTRADO NA ESCOLA:
( ) educação pré-escolar
(X) ensino fundamental – 1º ao 5º ano + regime de ciclo
(X) ensino fundamental – 6º ao 9º ano
( ) ensino fundamental - 1º ao 9º ano
( ) educação especial
(X) ensino médio
( ) alfabetização de adultos
(X) cursos supletivos
9. DEPENDÊNCIAS E CONDIÇÕES DE USO: