sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Nosso "Pé de Angelim"

  Nossa escola tem o privilégio de ter entre tantas coisas boas um “Pé de Angelim” Esta árvore fui conservada ao longo dos anos, e por volta de 1997 quando o “padre Pedro Arrupe dou o terreno para a construção deste prédio fez um pedido as autoridades para que as mesmas conservasse esta árvore. E atualmente ela está assim: linda com toda exuberância, oferecendo sua sombra para nossos alunos e embelezando o nosso pátio.
 

Edinalva, Meire, Edilene, Vatteir, jerusa, Eurlene, Izabel (secretaria) Izabel (merendeira) Izabelzinha, Vânia, Ana Paula,Marizeth, Célia Lusinete, Gilmar, Débora,Elizana e Seane
Valeu professora Seane todo seu trabalho e dedicação para criar esta linda árvore de natal. 







  
O angelim é uma espécie de árvore que é considerada uma das maiores da floresta amazónica. Como possui tronco descamante, a curiosidade é que ao seu redor formam-se grandes montes de lâminas de casca.
Produz ainda, anualmente, um número considerável de sementes viáveis (que geralmente são levadas pelo vento dentro de suas vagens a grandes distâncias). Floresce a partir de Agosto. Para obter suas sementes é relativamente simples.
Os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore quando iniciam sua queda espontânea (ou mesmo logo que caem no chão). Isso posto, é preciso levá-los ao Sol para secar, o que facilita a sua abertura manual e a liberação das sementes. O armazenamento tem tempo curto, inferior a quatro meses. 
Conhecida também como angelim-vermelho, angelim-pedra-verdadeiro, angelim-falso, faveira-dura, faveira-ferro, faveira, angelim e faveiro-do-grande, esta árvore possui uma madeira considerada muito pesada, bem dura ao corte (por sorte dela) e com alta resistência ao ataque de organismos xilófagos (insetos que roem a madeira e dela se nutre). 
Tanto que, quando usada, geralmente é aplicada a ambientes externos (postes, moirões, pontes, estacas, dormentes e peças para a construção civil - caibros, vigas, ripas, tacos, tábuas para assoalho, batentes de portas e janelas - entre outros usos). 
Como é uma árvore majestosa, os exemplares de angelim-pedra vão muito bem na ornamentação de praças e grandes jardins. http://www.terradagente angelim .com.br/flora/0,0,4,163;7,angelim-pedra.aspx

terça-feira, 13 de novembro de 2012

III OLIPAUF


A escola Paulo Freire
Cerimonial de abertura da III OLIPAUF
tem a honra de convidar a V.
sª para prestigiar o
cerimonial de abertura da
nossa III OLIPAUF
(Olimpíadas da escola Paulo
Freire), que será realizado
dia 12 novembro de 2012, ás
19 horas.
Local: Quadra da escola (av.
Manaus nº 712, Bairro Belo
Horizonte, próx. à Obra
Kolping do Brasil)



Alunos nas arquibancada

          COMO SURGIRAM OS JOGOS OLÍMPICOS

Os primeiros registros oficiais da existência dos Jogos Olímpicos datam de 776 a.C., na Grécia. Os gregos promoviam competições em Olimpíadas, em homenagem a Zeus, o rei dos Deuses.
Os jogos aconteciam a cada quatro anos e durante sua realização era proclamada uma trégua sagrada. Essa trégua determinava o fim imediato de todas as guerras e de outros conflitos em território grego. Mensageiros viajavam por todo o país conclamando todos a baixarem as armas e isso permitia que atletas e espectadores participassem da competição em segurança.


             Apenas homens livres de cidadania grega participavam dos jogos. Escravos, mulheres e estrangeiros não podiam participar das competições. As mulheres não podiam se quer assistir as disputas.
Os atletas vencedores recebiam coroas feitas de ramos de oliveiras e homenagens em suas cidades.
De acordo com os registros oficiais, a celebração dos jogos olímpicos durou atéo ano de 393 d.C., quando, por questão religiosas, foi banida pelo Imperador Romano Teodósio.

                  

Aros Olimpicos (Deusas gregas com aros olímpicos)

OS AROS
Nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, interligados sobre um fundo branco, os aros olímpicos foram idealizados em 1914, pelo Barão Pierre de Coubertin. Os aros representam a união dos cinco continentes e pelo menos uma de suas cinco cores estápresente na bandeira de cada um dos Comitês Olímpicos Nacionais vinculados ao COI. É a principal representação gráfica dos Jogos Olímpicos e a marca do próprio Comitê Olimpico Internacional. O símbolo do Comitê Olímpico Brasileiro une os aros olímpicos a uma representação da Bandeira Nacional do Brasil.

A TOCHA OLÍMPICA

Nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, a Tocha Olímpica é transportada por atletas e cidadãos comuns até o local da cerimônia de abertura. A chama anuncia a próxima celebração dos Jogos Olímpicos e carrega uma mensagem de paz e amizade. Na cerimônia de abertura, a chama acende a Pira Olímpica, que permanece acesa durante toda competição e é apagada ao final da cerimônia de encerramento. Desde que foi criada, para os Jogos Olímpicos de 1936 ( Berlim), seu ritual se transformou em um dos momentos mais emblemáticos dos Jogos Olímpicos.



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Grupo de Dança da Escola Paulo Freire

Ketlen,Juliana, Débora, Angelo, Laura e Andreyna
A professora Juana Dark juntamente coordenadora do Mais Educação Josenede criaram o Grupo de dança "Eanescence my imortal" formado pelos alunos do Mais Educação da Escola Paulo Freire. O grupo foi destaque no XI FESTIVAL DE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS, que teve como tema: “Um corpo que cria, que fala que dança”,O evento foi organizado pelo Departamento de Artes da Secretaria Municipal de Educação, tendo à frente a professora Efigênia Serrano. Criado em 2001, o festival se fortalece a cada ano e as escolas se esmeram para apresentar o seu melhor, com a participação de alunos da educação infantil, 1º e 2º segmentos, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e este ano com estudantes do Projovem.



KETLENe ANDREYNA