segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Projeto raízes africanas

Professora: Lucia Botinelly
com os alunos do 7º ano "A
Este Projeto foi desenvolvido pela professora Professora: Lucia Botinelly
com os alunos do 7º ano "A", Escola Paulo Freire, Marabá-Pará.
E para desenvolver esta atividade a professora fez  pesquisas individuais e coletivas com os alunos no nosso LIE: Usando o projetor mutimídia e a Internet.
Sensibilização: “A África está em nós” (evidência do racismo na escola);
27/05
Breve história e geografia (física e política) da África;
03/06
Processo de escravização;
10/06
Resistência Negra: os quilombos;

01/08 O que a Lei Áurea trouxe?
01/08
Cultura afro-brasileira I: -Vocabulário; - Danças e lutas (capoeira); - Música;
05/08
Cultura afro-brasileira II: - Literatura; - Culinária; - Artes Visuais: pintura, escultura, cerâmica, etc... - Algumas personalidades negras.
 E no final de agosto os aluno vão fazer uma Apresentação/ Feira de Arte Cultural





Projeto: "NOSSAS RAÍZES AFRICANAS: LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO ANTI-RACISTA"


JUSTIFICATIVA
A educação para as relações étnico-raciais é um dever da educação, principalmente depois da lei 10.639/2003 que instituiu o ensino de história e cultura afro-brasileira. Mas além de tudo, ensinar a história do povo negro é resgatar o protagonismo da enorme população africana que ajudou a mover e a configurar a sociedade e a cultura nacional. Essa cultura "afro-brasileira" nasceu da vinda do ex-escravizado que da África não trouxe nada, mas ao mesmo tempo trouxe tudo o que possuía e guardava na sua mente, ao chegar nas terras barsileiras encontrou terreno fértil para propagar e adaptar seus modos a sua nova nação, mesmo sem tê-la escolhido. Por isso eu, professora Lúcia Filomena S. Botinelly do Amaral da Escola Paulo Freire, resolvi idealizar e colcoar em prática o presente projeto, que ocorrerá por meio de 10 oficinas semanais e cuja culminância acontecerá provavelmente em meados de agosto, durante a feira de Arte Cultural da escola, onde os alunos irão expor tudo que produzirem ao longo das atividades. Nosso maior


OBJETIVO
*Reconhecer o protagonismo do negro na história brasileira de acordo com as temáticas, orientadas pelo artigo 26-A, sobretudo no item que direciona para abordagens da literatura e da cultura afro-brasileira, tornando as relações étnicas mais sadias, principalmente no ambiente escolar.
*Ampliar o conceito de cidadania discutindo questões como respeito a

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