terça-feira, 13 de novembro de 2012

III OLIPAUF


A escola Paulo Freire
Cerimonial de abertura da III OLIPAUF
tem a honra de convidar a V.
sª para prestigiar o
cerimonial de abertura da
nossa III OLIPAUF
(Olimpíadas da escola Paulo
Freire), que será realizado
dia 12 novembro de 2012, ás
19 horas.
Local: Quadra da escola (av.
Manaus nº 712, Bairro Belo
Horizonte, próx. à Obra
Kolping do Brasil)



Alunos nas arquibancada

          COMO SURGIRAM OS JOGOS OLÍMPICOS

Os primeiros registros oficiais da existência dos Jogos Olímpicos datam de 776 a.C., na Grécia. Os gregos promoviam competições em Olimpíadas, em homenagem a Zeus, o rei dos Deuses.
Os jogos aconteciam a cada quatro anos e durante sua realização era proclamada uma trégua sagrada. Essa trégua determinava o fim imediato de todas as guerras e de outros conflitos em território grego. Mensageiros viajavam por todo o país conclamando todos a baixarem as armas e isso permitia que atletas e espectadores participassem da competição em segurança.


             Apenas homens livres de cidadania grega participavam dos jogos. Escravos, mulheres e estrangeiros não podiam participar das competições. As mulheres não podiam se quer assistir as disputas.
Os atletas vencedores recebiam coroas feitas de ramos de oliveiras e homenagens em suas cidades.
De acordo com os registros oficiais, a celebração dos jogos olímpicos durou atéo ano de 393 d.C., quando, por questão religiosas, foi banida pelo Imperador Romano Teodósio.

                  

Aros Olimpicos (Deusas gregas com aros olímpicos)

OS AROS
Nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, interligados sobre um fundo branco, os aros olímpicos foram idealizados em 1914, pelo Barão Pierre de Coubertin. Os aros representam a união dos cinco continentes e pelo menos uma de suas cinco cores estápresente na bandeira de cada um dos Comitês Olímpicos Nacionais vinculados ao COI. É a principal representação gráfica dos Jogos Olímpicos e a marca do próprio Comitê Olimpico Internacional. O símbolo do Comitê Olímpico Brasileiro une os aros olímpicos a uma representação da Bandeira Nacional do Brasil.

A TOCHA OLÍMPICA

Nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, a Tocha Olímpica é transportada por atletas e cidadãos comuns até o local da cerimônia de abertura. A chama anuncia a próxima celebração dos Jogos Olímpicos e carrega uma mensagem de paz e amizade. Na cerimônia de abertura, a chama acende a Pira Olímpica, que permanece acesa durante toda competição e é apagada ao final da cerimônia de encerramento. Desde que foi criada, para os Jogos Olímpicos de 1936 ( Berlim), seu ritual se transformou em um dos momentos mais emblemáticos dos Jogos Olímpicos.



5 comentários:

  1. foi muito bom participa 3º olipalf, participei dos jogos joguei queimada no primeiro dia perdi mas nos outros dias ganhei fiquei muito feliz pois ganhei uma medalha

    ResponderExcluir
  2. Oi sou a Larissa aluna do 5ª ano e participei dos jogos Olímpicos do Paulo Freire. Adorei foi muito legal na abertura teve uma linda apresentação eu participei dos jogos de queimadas

    ResponderExcluir
  3. Hehe mt boua a Olinpauf qro participar de mts ainda mt boua heim gestores e gestoras parabéns pelo q vocês fizeram pelos alunos ' Poor : Victor Pereira dos Santos

    ResponderExcluir
  4. Oii sou a gabriele do 8 ano C , não vim para os jogos mais vi umas fotos, varias apresentacoes e achei muito legal, muito bonito... espero que continue assim!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia galera linda da Escola Paulo freire, parabéns pela linda organização da OLINPAUF 2012, foi muito bom participar deste momento com vocês.Organizadores, alunos todos estão de parabéns!!!!!!!!

    Dirce Secretária da escola.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para fazer seu comentário...