sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Nosso "Pé de Angelim"

  Nossa escola tem o privilégio de ter entre tantas coisas boas um “Pé de Angelim” Esta árvore fui conservada ao longo dos anos, e por volta de 1997 quando o “padre Pedro Arrupe dou o terreno para a construção deste prédio fez um pedido as autoridades para que as mesmas conservasse esta árvore. E atualmente ela está assim: linda com toda exuberância, oferecendo sua sombra para nossos alunos e embelezando o nosso pátio.
 

Edinalva, Meire, Edilene, Vatteir, jerusa, Eurlene, Izabel (secretaria) Izabel (merendeira) Izabelzinha, Vânia, Ana Paula,Marizeth, Célia Lusinete, Gilmar, Débora,Elizana e Seane
Valeu professora Seane todo seu trabalho e dedicação para criar esta linda árvore de natal. 







  
O angelim é uma espécie de árvore que é considerada uma das maiores da floresta amazónica. Como possui tronco descamante, a curiosidade é que ao seu redor formam-se grandes montes de lâminas de casca.
Produz ainda, anualmente, um número considerável de sementes viáveis (que geralmente são levadas pelo vento dentro de suas vagens a grandes distâncias). Floresce a partir de Agosto. Para obter suas sementes é relativamente simples.
Os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore quando iniciam sua queda espontânea (ou mesmo logo que caem no chão). Isso posto, é preciso levá-los ao Sol para secar, o que facilita a sua abertura manual e a liberação das sementes. O armazenamento tem tempo curto, inferior a quatro meses. 
Conhecida também como angelim-vermelho, angelim-pedra-verdadeiro, angelim-falso, faveira-dura, faveira-ferro, faveira, angelim e faveiro-do-grande, esta árvore possui uma madeira considerada muito pesada, bem dura ao corte (por sorte dela) e com alta resistência ao ataque de organismos xilófagos (insetos que roem a madeira e dela se nutre). 
Tanto que, quando usada, geralmente é aplicada a ambientes externos (postes, moirões, pontes, estacas, dormentes e peças para a construção civil - caibros, vigas, ripas, tacos, tábuas para assoalho, batentes de portas e janelas - entre outros usos). 
Como é uma árvore majestosa, os exemplares de angelim-pedra vão muito bem na ornamentação de praças e grandes jardins. http://www.terradagente angelim .com.br/flora/0,0,4,163;7,angelim-pedra.aspx

Um comentário:

  1. Uhhhhh bacana essa meteria da nossa arvore!!!! Parabens a quem teve essa ideia!!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para fazer seu comentário...