quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Projeto Encantados Africanos

AUTOR: MIKAEL NASCIMETO DA SILVA
A professora de Língua Portuguesa -Andrea Nogueira- está de parabéns por mais um lindo e significativo projeto desenvolvido na Escola Paulo Freire.    Este foi um projeto que visou promover o conhecimento da "História do mundo africano", sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, ou seja, aprendemos a “História dos outros”. o projeto foi desenvolvido na sala de aula, Laboratório de informática e na Sala de Leitura, por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos.Tivemos confecções de Pinturas e um Desfile de Trajes Africanos.Trajes africanos.
     As roupas africanas vão muito além da beleza. Os padrões impressos nos tecidos correspondem a nomes, provérbios ou ideias. Elas estão relacionadas com a beleza, a religiosidade e a identidade do povo negro, com a ancestralidade africana. As roupas não nascem para proteger o corpo, mas como uma forma de beleza, não só para aparecer ao outro, mas para os deuses.
As cores vibrantes das indumentárias são obtidas a partir de elementos da natureza, a exemplo de plantas, terra e flores.
        Cada cor tem um significado:
O verde indica renovação e crescimento, em clara analogia com as matas e florestas.
O Amarelo é símbolo do status e serenidade, além da fertilidade e vitalidade.
O Azul é a presença de Deus, a onipotência do céu, ao espírito puro que repousa em
harmonia.
O preto denota união com os antepassados. É a cor das provas, do sofrimento, do mistério, da
consciência espiritual, do tempo e da existência.
O Vermelho é a cor da paixão, da determinação política, da vida, da paixão e do sentimento. 
       Parabéns para a professora Andrea, para os alunos (E DE UM MODO BEM ESPECIAL PARA O ALUNO ARTISTA, AUTOR: MIKAEL NASCI METO DA SILVA) que esbanjou este evento com o brilho de suas artes, e para todos da equipe paulofreiriana pelo empenho e dedicação e pelo zelo com a educação marabaense.
MIKAEL NASCI METO DA SILVA
AUTOR: MIKAEL NASCIMETO DA SILVA
AUTOR: MIKAEL NASCIMETO DA SILVA


AUTOR: MIKAEL NASCIMETO DA SILVA
ANA VITÓRIA PACHECO DA SILVA,-NOSSA PRINCESA NEGRA

Projeto

Veja mais fotos e vídeos

4 comentários:

Fique à vontade para fazer seu comentário...