terça-feira, 28 de setembro de 2010

Projetos da Escola



Escola: Professor Paulo Freire
Diretora: Vânia Lúcia Mourão
Diretor: Valteir Alves
Coordenador pedagógico: Gilmar Pereira dos Santos
Orientadora Educacional: Eurlene Barreto
Professor responsável pelo LI: Lusinete Bezerra da Silva
 
 

 

         NAVEGANDO NA ERA DIGITAL 2013

 

 
                   

I – APRESENTAÇÃO

 

 

      A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Paulo Freire, localizada no bairro Belo Horizonte em Marabá, conta atualmente com um laboratório de informática no qual dispõe de vinte computadores com conexão à internet, uma impressora e o programa Cultivar educação. E para que a comunidade escolar possa ter acesso a todos os benefícios que estes recursos propiciam, se faz necessário um planejamento com propostas bem elaboradas as quais visam definir o uso destes recursos bem como a melhor forma de aproveitamento destas ferramentas tecnológicas. Um cronograma de execução que norteia as ações e garanta o acesso igualitário a todos os alunos e professores bem como aos demais funcionários da escola.

        O presente projeto de inclusão digital apresenta uma proposta metodológica que contempla o atendimento a toda a comunidade escolar deste estabelecimento de ensino. Sendo que foco principal deste projeto são a comunidade estudantil e o corpo docente, pois o maior objetivo é a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos bem como oferecer aos professores mais essa ferramentas de ensino objetivando melhoria no processo de ensino e na aprendizagem do aluno. Pretende-se assim garantir o acesso a todas as tecnologias existentes nesta escola. Considerado ainda que a informática é uma das áreas que mais cresce atualmente, e que nossos alunos devem estar preparados e capacitados para as transformações que o mundo vem sofrendo, e assim compreender melhor o progresso no qual estamos trilhado. Sendo assim, este laboratório será uma ponte de acesso para alunos e professores usar essas tecnologias e como ferramenta de pesquisa para melhoria do rendimento escolar.

 
II – JUSTIFICATIVA

Sabe-se que as tecnologias são ferramentas capazes de abrir a sala de aula para o mundo servindo de ponte para melhorar nosso conhecimento do mesmo, possibilitando uma melhor apreensão da realidade e o desenvolvimento de todas as potencialidades do educando, dos diferentes tipos de inteligência, habilidades e atitudes. Pois as mesmas fornecem inúmeras possibilidades de utilização. Estas tecnologias ajudam os alunos a problematizar, construir, refletir, experimentar e sistematizar seus conhecimentos.

 
Atualmente é grande o número de professores que se dedicam em utilizar as tecnologias em suas atividades escolares. Há inúmeras possibilidades de utilização das tecnologias na educação das quais podemos citar: softwares educativos, blogs e outros.

 
III - OBJETIVO GERAL
 
       Oferecer ao educador possibilidades de estratégias de ensino diferenciadas, possibilitando ao aluno interagir com o objeto de estudo e ao mesmo tempo proporcionar a ele a utilização dos instrumentos tecnológicos da atualidade.
 
IV - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 
·         Desenvolver projetos escolares de interesses dos alunos;

·         Usar o laboratório de informática como extensão da sala de aula;

·         Criar um cronograma de atendimento no laboratório de informática;

·         Fazer auto-avaliarão no decorrer do projeto;

·         Fazer culminação dos projetos desenvolvidos no decorrer do ano letivo;

·         Contribuir para o desenvolvimento do censo de observação e pesquisa cientifica dos alunos;

·         Usar o computador como ferramenta de auxilio no processo de aprendizagem;

·         Direcionar as pesquisas escolares orientando os alunos para pesquisar os assuntos em estudos;

·         Dinamizar as aulas e os seminários com as apresentações dos vídeos e dos slides show produzidos pelos alunos;

·         Divulgar os projetos desenvolvidos no blog da escola;

 
V - AÇÕES

 ·         Elaborar um cronograma de execução detalhado que contemple o acesso de toda a comunidade a estudantil, e demais funcionário da escola.

·         Realizar oficina de capacitação para professores e alunos;

·         Realizar oficinas de blogs ou web sites e de edição vídeos e de slide com alunos;

·         Orientar  alunos e professores para que todos os trabalhos a serem apresentados em sala de aula principalmente nos seminários, devem em formato de vídeos ou de slide show, pois os mesmos devem serem apresentados com projetor multimídia.

·         Manter o blog da escola atualizado divulgando os trabalhos dos alunos e de todos os acontecimentos da escola

·         Usar as demais mídias existentes na escola para facilitar a aprendizagem dos alunos;

·         Realizar pesquisas direcionadas e acompanhadas pelos professores;

                       VI - METODOLOGIA

As informações sobre uso do laboratório devem ser repassadas para alunos e professores continuamente no decorrer do ano letivo, principalmente sobre as vantagens da informática e o que ela pode proporcionar ao aluno, para conscientizá-lo da importância do uso dos recursos tecnológicos e de preservar o seu ambiente de estudo.

Os professores serão responsáveis pela organização dos grupos de alunos, materiais, bem como as produções de textos, imagens e vídeos para apresentar nos seminários ou para publicar no blog;
       Todos os conteúdos a ser publicados deverá ser analisado pelo professor do LI e o mesmo deverá orientar os alunos sobre a importância da publicação dos trabalhos produzidos pelo aluno.

 VII - AVALIAÇÃO

 A avaliação será contínua através de observações feitas a partir do desenvolvimento de cada aluno, trabalhos individuais e coletivos, participação ativa dos mesmos em todas as atividades propostas e registro em ficha específica bimestralmente.

VIII – CRONOGRAMA  2013.

 

 

Planejamento de História


Professora:  LÚCIA  NOGUEIRA
                        GEDEANE F. SILVA





5ª SÉRIE/6º ANO
CONTEÚDO
I BIMESTRE
·         Por que estuda história?
·         Há milhões de anos;
·         Construindo a humanidade;
·         O povoamento da América;
·         Plantando comida, colhendo cidades.
II BIMESTRE
·         Os povos da Mesopotâmia;
·         O Egito antigo;
·         A sociedade egípcia;
·         Persas, Fenícios e Hebreus;
·         Sociedades do Oriente: A Índia e a China antiga;
·           A África antiga;
III BIMESTRE
·         Os Gregos;
·         A Grécia Clássica e Helenística;
·         Os romanos;
·         O Império Romano;
IV BIMESTRE
·         A formação do cristianismo;
·         Os reinos romano-germânicos;
·         O Império Bizantino;
·         O Império Islâmico;

OBJETIVO DO I BIMESTRE
·         Conhecer a importância das fontes históricas para o estudo de História;
·         Refletir sobre passado, memória e história;
·         Conhecer característica  dos três períodos: paleolíticos, neolíticos, e Idade Média;
·         Conhecer aspectos do povoamento das Américas;
·         Estudar aspectos do nomadismo e do redentarismo;
·         Conhecer  a história da região chamada de crescimento fértil;
OBJETIVO DO II BIMESTRE
·         Conhecer aspectos da organização social  dos mesopotâmios;
·         Compreender a divisão da história do Egito antigo em períodos;
·         Entender o papel da religião na sociedade egípcia;
·         Conhecer aspectos  do Império  Persa;
·         Entender a organização da sociedade fenício;
·         Conhecer características do povo hebreu;
·         Entender aspectos da sociedade chinesa antiga;
·         Entender a  formação dos povos africanos antigos;

     OBJETIVO DO III BIMESTRE
·         Ter noção dos períodos históricos  que vão da ocupação do território  grego a formação das cidades-estados;
·         Conhecer  características políticas, sociais e culturais de Atenas e de Esparta na Antiguidade;
·         Ter noção sobre os períodos monárquicos e republicanos de Roma antiga;
·         Compreender a transeção de Roma da forma republicana para a imperial;
·         Conhecer as principais características do Império Romano;
OBJETIVO IV BIMESTRE
·         Identificar  as diferentes fases do cristianismo, desde o surgimento até a expansão na Império romano;
·         Conhecer o processo de ocupação do Império Romano a partir do século III;
·         Compreender  a fusão cultural entre os povos bárbaros  e os romanos;
·         Entender as origens do Império Bizantino;
·         Compreender aspectos da organização social, da economia e da religião do Império Bizantino;
·         Conhecer as origens e as principais características do Islamismo e os aspectos da cultura islâmica.

6ª SÉRIE/ 7º ANO
CONTEÚDO
I BIMESTRE
·         O feudalismo no cotidiano europeu;
·         O império carolíngio;
·         O mundo feudal e a igreja católica;
·         A  produção da cultura no mundo feudal;
·         As cruzadas;
·         A centralização do poder nas monarquias europeia;
II BIMESTRE 
·         O Renascimento;
·         As novas igrejas cristãs;
·         A reforma protestante e contra reforma católica;
·         A expansão marítima europeia;
·          O  absolutismo e o mercantilismo;
III BIMESTRE
·         Europa e América: os primeiros contados;
·         Os povos indígenas no Brasil;
·         A chegada dos  portugueses ao continente americano X exploração do Pau-Brasil;
IV BIMESTRE
·         A administração  na América portuguesa;
·         A riqueza  e a miséria do açúcar;
·         A sociedade açucareira;
·         Sociedade da África;

OBJETIVO DO I BIMESTRE
·         Conhecer   o contexto da formação do feudalismo;
·         Conhecer  a formação e as características do reino franco;
·         Reconhecer que, na Idade Média, a Igreja católica era a instituição  mais poderosa;
·         Compreender as consequências das cruzadas para a dinâmica do comércio entre o Ocidente e o Oriente;
·         Refletir sobre a formação das monarquias europeias como um processo de centralização do poder;
OBJETIVO DO II BIMESTRE
·          Compreender a relação existente entre o movimento cultural renascentista    e as mudanças ocorridas na Europa a partir do século XI;
·         Conhecer as consequências, para a Europa, das grandes navegações;
·         Conhecer o contexto do final da Idade Média, quanto a organização, políticas, relações de trabalho, cultura e condições  sanitárias das cidades;

OBJETIVO DO III BIMESTRE  
·         Conhecer os principais  fatos relacionados à chegada da frota de Pedro Álvares Cabral ao Brasil;
·         Conhecer aspectos da vida e da cultura de alguns povos indígenas do Brasil no século XIV e conscientizar-se das diferenças culturais existentes entre eles;
·         Compreender as relações comerciais existentes entre a colônia e a metrópole portuguesa;
·         Conhecer as formas de organização social e econômica que Portugal adotou em sua colônia americana.
OBJETIVO IV BIMESTRE
·         Compreender  o papel da produção açucareira na economia colonial;
·         Conhecer as condições e os processos  da produção de açúcar adotadas no período colonial do Brasil;
·         Conhecer aspectos da sociedade formada em torno da produção açucareira no Brasil colonial;
·         Refletir sobre as condições de vida dos africanos escravizados na história do Brasil;
 

7ª SÉRIE / 8º ANO

CONTEÚDO   
I BIMESTRE
·         A colônia em expansão;
·         O ouro das gerais;
·         A consolidação do território colonial português;
·         A igreja na América portuguesa;
·         O século das luzes;
·         A revolução industrial;
II BIMESTRE
·         América  inglesa;
·         A revolução francesa;
·         O governo de Napoleão Bonaparte;
·         Revoltas e conflitos na colônia portuguesa;
·         A independência das colônias da América espanhola;
III BIMESTRE
·          O Brasil  conquista  sua soberania;
·         Primeiro reinado;
·         O império brasileiro em perigo: As regências;
·         D. Pedro II no poder;
·         O movimento social dos trabalhadores;
IV BIMESTRE
·         A unificação da Itália e da Alemanha;  
·         O neocolonialismo;
·         Mudanças no segundo reinado brasileiro;
·         A republica brasileira;
·         Canudos e Cangaço: guerra no sertão;


OBJETIVO I BIMESTRE
·         Conhecer os diversos conflitos que marcaram o período colonial;
·         Reconhecer o modo violento com que as autoridades da metrópole reprimiram as revoltas do período colonial;
·         Compreender os mecanismos  que o governo português adotou para lucrar com a mineração;
·         Refletir sobre o efeito da economia mineradora sobre  as desigualdades sociais;
·         Relacionar o pecuário com a interiorização da ocupação da colônia nos séculos XVII e XVIII;
·         Discutir a importância da igreja católica na legitimação do poder dos senhores de engenho na colônia;
·         Refletir sobre as novas linhas de pensamento econômico propostas a partir do século XVIII, questionando o mercantilismo;
·         Refletir sobre as consequências da Revolução Industrial para a Inglaterra e para o mundo;
OBJETIVO II BIMESTRE
·         Conhecer o processo  de independência das colônias inglesas na América do Norte;
·         Reconhecer o processo da Revolução  Francesa em suas três diferentes fases;
·         Relacionar as conquistas de Napoleão à  vinda da família real portuguesa para o Brasil;
·         Refletir sobre o sistema colonial imposto pelos espanhóis ás suas colônias na América;
·         Conhecer o modo violento com que as autoridades da metrópole reprimiram as revoltas do período colônia
 OBJETIVO III BIMESTRE
·         Reconhecer o papel das classes sociais mais favorecidas na luta pela independência do Brasil;
·         Compreender as tensões  sociais políticas e econômicas que levaram o governo de Dom Pedro I ao fim.
·         Identificar as forças sociais que estavam em luta nos vários conflitos que marcaram o período regencial.
·         Compreender as transformações que ocorrem na economia e na sociedade brasileira durante o reinado de Dom Pedro II.
·         Conhecer a situação dos trabalhadores na Europa sob as condições do capitalismo.
OBJETIVO IV BIMESTRE
·         Estudar os processos relacionados à unificação da Itália e à da Alemanha e suas consequências.
·         Compreender  os objetivos da dominação neocolonialismo empreendido pelo Europeus e pelos norte-americanos,  principalmente na Ásia e na África.  
·         Refletir sobre as causas e as consequências da Guerra do Paraguai.
·         Compreender as razões do enfraquecimento da monarquia brasileira.
·         Relacionar as condições de vida precária no Nordeste ao nascimento do messianismo de Antônio Conselheiro.
·         Distinguir entre o cangaço financeiro pelos coronéis e o cangaço independente.

 
8ª SÉRIE/9º ANO
CONTEÚDO
   I BIMESTRE 
·         A Primeira Guerra Mundial;
·         A Revolução Russa;
·            O Capitalismo;
·         A ameaça totalitária;
·            Brasil: As Oligarquias;
·         O tenentismo;
·         Quinze anos no poder;
II BIMESTRE
·         A Segunda Guerra Mundial; 
·         A Guerra Fria;
·         A descolonização da Ásia;
·         O socialismo no mundo;
·          Vargas: do afastamento ao retorno;
·         II BIMESTRE
·         De Juscelino ao Jango;
·         O Brasil em tempos de ditadura;
·         A desintegração do bloco soviético;
·         A última superpotência;
·         A força da Ásia;
IV BIMESTRE
·         Oriente Médio: uma guerra sem fim?
·         África; pobre ou empobrecida;
·         A globalização;
·          A arte no século XX;
·         Brasil de volta à democracia;
·         A democracia consolidada;
·         Movimentos sociais no Brasil;

OBJETIVOS DO I BIMESTRE
·         Analisar o contexto em que eclodiu a primeira Guerra Mundial;
·         Refletir sobre os interesses que estavam em jogo nesse conflito;
·         Compreender as circunstâncias que motivaram a Revolução Russa e as mudanças que ocorreram na Rússia depois de 1917;
·         Refletir sobre as ideias que inspiraram os líderes da Revolução;
·         Avaliar a situação de crise do capitalismo no período entre as duas guerras mundiais;
·         Conhecer os efeitos dessa crise do mundo;
OBJETIVOS DO II BIMESTRE
·         Compreender o plano expansionista da Alemanha como motivação importante da 2ª guerra mundial;
·         Refletir sobre a posição assumia pelos vários países envolvidos no conflito;
·         Compreender as consequências  da 2ª guerra mundial a divisão internacional do poder;
·         Definir guerra fria;
·         Conhecer a divisão dos países em dois blocos;
·         Caracterizar o movimento de descolonização;
·         Identificar a formação do Partido Comunista na China;
·         Refletir sobre as circunstancias em que Getúlio Vargas assumiu a Presidência do Brasil;
·           Compreender as características da ditadura do Estado Novo.
OBJETIVOS DO III BIMESTRE
·         Entender  o papel das forças sócias e políticas na reivindicação por transformações no pais.
·         Compreender a situação política do Brasil nas décadas que antecederam a implantação da ditadura militar;
·         Refletir sobre o confronto de interesse econômicos no Brasil de 1945-1964;
·         Conhecer as características dos governos militares que se sucederam no Brasil a partir de 1964;
·         Conhecer como se processa o fim da União Soviética;  
·         Analisar a importância da Europa Ocidental como um dos grandes polos macrorregionais do Capitalismo;
 OBJETIVOS DO IV BIMESTRE
·         Refletir sobre modelos diversos de desenvolvimento econômico adotado na Ásia;
·         Identificar os motivos que levaram o Oriente Médio a uma série de crise;
·         Compreender a descolonização da África  como um processo de luta das populações por sua independência;
·         Discutir como os alunos efeitos da globalização da economia brasileira;
·         Conhecer o período político e econômico brasileiro que se seguiu ao fim da ditadura;
·         Refletir sobre o papel da sociedade na manutenção da ordem democrática;
·         Discutir informações sobre as condições de vida dos brasileiros; 
  


6º ao 9º Ano / 5ª série a 8ª série

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·         Conviver estabelecendo vínculos com aspecto, participação e cooperação, aceitando as diferenças.
·         Gerenciar os conflitos com gentileza e harmonia , estabelecendo regras para trabalhar n não violência.
·         Fortalecer os trabalhos em equipe estimulando a
generosidade  e ajuda ao outro.
·         Participar de jogos e atividades lúdicas priorizando a aprendizagem e não a competição.
·         Investigar, explorar e interpretar as áreas de conhecimentos nos diferentes contextos do cotidiano. 
METODOLOGIAS
·         Realizar pesquisas que valorizem a inserção do aluno no meio social em que vive.
·         Elaborar seminários  que abordem questões dos temas em estudo.
·         Analisar e resolvendo atividades com mapas que venha despertar no aluno noções de tempo.
·         Incentivar trabalho com diversas fontes históricas. 
RECURSOS
·         Livros.
·         Cartazes.
·         Jornais.
·         Revistas.
·         Vídeos.
·         Documentos.
·         Cadernos.
·         Tarefas mimeografadas.

AVALIAÇÃO
·         Continuada.
·         Realização das atividades propostas.
·         Seminários orais e escritos.
·         Participação dos alunos  nas atividades coletivas e individuais.
·         Realizações de trabalho e tarefas especiais.
3ª ETAPA

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·         Conviver estabelecendo vínculos com aspecto, participação e cooperação, aceitando as diferenças.
·         Gerenciar os conflitos com gentileza e harmonia , estabelecendo regras para trabalhar n não violência.
·         Fortalecer os trabalhos em equipe estimulando a
generosidade  e ajuda ao outro.
·         Participar de jogos e atividades lúdicas priorizando a aprendizagem e não a competição.
·         Investigar, explorar e interpretar as áreas de conhecimentos nos diferentes contextos do cotidiano. 
METODOLOGIAS
·         Realizar pesquisas que valorizem a inserção do aluno no meio social em que vive.
·         Elaborar seminários  que abordem questões dos temas em estudo.
·         Analisar e resolvendo atividades com mapas que venha despertar no aluno noções de tempo.
·         Incentivar trabalho com diversas fontes históricas.

RECURSOS
·         Livros.
·         Cartazes.
·         Jornais.
·         Revistas.
·         Vídeos.
·         Documentos.
·         Cadernos.
·         Tarefas mimeografadas.
AVALIAÇÃO
·         Continuada.
·         Realização das atividades propostas.
·         Seminários orais e escritos.
·         Participação dos alunos  nas atividades coletivas e individuais.
·         Realizações de trabalho e tarefas especiais.
 4ª ETAPA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·         Conviver estabelecendo vínculos com aspecto, participação e cooperação, aceitando as diferenças.
·         Gerenciar os conflitos com gentileza e harmonia , estabelecendo regras para trabalhar n não violência.
·         Fortalecer os trabalhos em equipe estimulando a
generosidade  e ajuda ao outro.
·         Participar de jogos e atividades lúdicas priorizando a aprendizagem e não a competição.
·         Investigar, explorar e interpretar as áreas de conhecimentos nos diferentes contextos do cotidiano. 
METODOLOGIAS
·         Realizar pesquisas que valorizem a inserção do aluno no meio social em que vive.
·         Elaborar seminários  que abordem questões dos temas em estudo.
·         Analisar e resolvendo atividades com mapas que venha despertar no aluno noções de tempo.
·         Incentivar trabalho com diversas fontes históricas.

RECURSOS
·         Livros.
·         Cartazes.
·         Jornais.
·         Revistas.
·         Vídeos.
·         Documentos.
·         Cadernos.
·         Tarefas mimeografadas.

AVALIAÇÃO
·         Continuada.
·         Realização das atividades propostas.
·         Seminários orais e escritos.
·         Participação dos alunos  nas atividades coletivas e individuais.
·         Realizações de trabalho e tarefas especiais

6 comentários:

  1. O blog da escola Paulo Freire esta sencasional parabéns pela iniciativa...este merito é da professora Luzinete.

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  2. Obrigada! Marineide pela visita e pelo comentário,volte sempre....

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  3. OI GALERA ESTOU ESTUDANDO NO GERALDO VELOSO + NUNCA VOU ESQUECER Q ESTUDEI AI E NEM DAS PESSOAS Q TRABALHAM E ESTUDAM AI.......
    BJÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.......

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  4. BEIJÃO ESPECIAL PARA SUZANE,MARIZA,AMANDA,CARLOS,VALÉRIA,MATEUS,ANA MARIA,KARLA CAROLINE,JUIANA,SIANY,SARA EM FIM PARA TODOS...
    ÁH ESTOU ESTUDANDO COM O MATEUS NASCIMENTO...
    BJKSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
    AMO TODOS VCSSSSSSSSSSSSSS...

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  5. galera sabado agora é aniverssário da thállita...
    ñ´esqueçam mandem depoimentos para ela pelo meu orkut kesibeatriz@hotmail.com....
    bjkssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

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