Escola: Professor Paulo Freire
Diretora: Vânia Lúcia Mourão
Diretor: Valteir Alves
Coordenador pedagógico: Gilmar Pereira dos
Santos
Orientadora Educacional: Eurlene Barreto
Professor responsável pelo LI: Lusinete
Bezerra da Silva
NAVEGANDO NA ERA DIGITAL 2013
I – APRESENTAÇÃO
A Escola Municipal de Ensino Fundamental
Professor Paulo Freire, localizada no bairro Belo Horizonte em Marabá, conta
atualmente com um laboratório de informática no qual dispõe de vinte computadores
com conexão à internet, uma impressora e o programa Cultivar educação. E para
que a comunidade escolar possa ter acesso a todos os benefícios que estes recursos propiciam, se faz
necessário um planejamento com propostas bem elaboradas as quais visam definir
o uso destes recursos bem como a melhor forma de aproveitamento destas
ferramentas tecnológicas. Um cronograma de execução que norteia as ações e
garanta o acesso igualitário a todos os alunos e professores bem como aos
demais funcionários da escola.
O presente projeto de inclusão digital
apresenta uma proposta metodológica que contempla o atendimento a toda a
comunidade escolar deste estabelecimento de ensino. Sendo que foco principal
deste projeto são a comunidade estudantil e o corpo docente, pois o maior
objetivo é a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos bem como oferecer aos
professores mais essa ferramentas de ensino objetivando melhoria no processo de
ensino e na aprendizagem do aluno. Pretende-se assim garantir o acesso a todas
as tecnologias existentes nesta escola. Considerado ainda que a informática é uma das áreas que mais cresce atualmente, e
que nossos alunos devem estar preparados e capacitados para as transformações
que o mundo vem sofrendo, e assim compreender melhor o progresso no qual
estamos trilhado. Sendo assim, este laboratório será uma ponte de acesso para
alunos e professores usar essas tecnologias e como ferramenta de pesquisa para
melhoria do rendimento escolar.
II – JUSTIFICATIVA
Sabe-se que as tecnologias são ferramentas capazes de abrir a sala
de aula para o mundo servindo de ponte para melhorar nosso conhecimento do
mesmo, possibilitando uma melhor apreensão da realidade e o desenvolvimento de
todas as potencialidades do educando, dos diferentes tipos de inteligência,
habilidades e atitudes. Pois as mesmas fornecem inúmeras possibilidades de
utilização. Estas tecnologias ajudam os alunos a problematizar, construir,
refletir, experimentar e sistematizar seus conhecimentos.
Atualmente é grande o número de professores que se dedicam em
utilizar as tecnologias em suas atividades escolares. Há inúmeras
possibilidades de utilização das tecnologias na educação das quais podemos
citar: softwares educativos, blogs e outros.
IV - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Desenvolver projetos
escolares de interesses dos alunos;
·
Usar o laboratório de
informática como extensão da sala de aula;
·
Criar um cronograma de
atendimento no laboratório de informática;
·
Fazer auto-avaliarão no
decorrer do projeto;
·
Fazer culminação dos
projetos desenvolvidos no decorrer do ano letivo;
·
Contribuir para o
desenvolvimento do censo de observação e pesquisa cientifica dos alunos;
·
Usar o computador como
ferramenta de auxilio no processo de aprendizagem;
·
Direcionar as pesquisas
escolares orientando os alunos para pesquisar os assuntos em estudos;
·
Dinamizar as aulas e os
seminários com as apresentações dos vídeos e dos slides show produzidos pelos
alunos;
·
Divulgar os projetos
desenvolvidos no blog da escola;
·
Realizar
oficina de capacitação para professores e alunos;
·
Realizar
oficinas de blogs ou web sites e de edição vídeos e de slide com alunos;
·
Orientar alunos e professores para que todos os
trabalhos a serem apresentados em sala de aula principalmente nos seminários,
devem em formato de vídeos ou de slide show, pois os mesmos devem serem
apresentados com projetor multimídia.
·
Manter o
blog da escola atualizado divulgando os trabalhos dos alunos e de todos os
acontecimentos da escola
·
Usar as
demais mídias existentes na escola para facilitar a aprendizagem dos alunos;
·
Realizar
pesquisas direcionadas e acompanhadas pelos professores;
VI - METODOLOGIA
As informações sobre uso do
laboratório devem ser repassadas para alunos e professores continuamente no
decorrer do ano letivo, principalmente sobre as vantagens da informática e o
que ela pode proporcionar ao aluno, para conscientizá-lo da importância do uso
dos recursos tecnológicos e de preservar o seu ambiente de estudo.
Os professores serão responsáveis pela organização dos
grupos de alunos, materiais, bem como as produções de textos, imagens e vídeos
para apresentar nos seminários ou para publicar no blog;
Todos os conteúdos a ser publicados deverá ser analisado pelo professor do LI e o mesmo deverá orientar os alunos sobre a importância da publicação dos trabalhos produzidos pelo aluno.
Todos os conteúdos a ser publicados deverá ser analisado pelo professor do LI e o mesmo deverá orientar os alunos sobre a importância da publicação dos trabalhos produzidos pelo aluno.
A avaliação será contínua através de observações feitas a
partir do desenvolvimento de cada aluno, trabalhos individuais e coletivos,
participação ativa dos mesmos em todas as atividades propostas e registro em
ficha específica bimestralmente.
VIII – CRONOGRAMA
2013.
Professora: LÚCIA NOGUEIRA
GEDEANE F. SILVA
5ª SÉRIE/6º ANO
CONTEÚDO
I BIMESTRE
· Por que estuda história?
· Há milhões de anos;
· Construindo a humanidade;
· O povoamento da América;
· Plantando comida, colhendo cidades.
II BIMESTRE
· Os povos da Mesopotâmia;
· O Egito antigo;
· A sociedade egípcia;
· Persas, Fenícios e Hebreus;
· Sociedades do Oriente: A Índia e a China antiga;
· A África antiga;
III BIMESTRE
· Os Gregos;
· A Grécia Clássica e Helenística;
· Os romanos;
· O Império Romano;
IV BIMESTRE
· A formação do cristianismo;
· Os reinos romano-germânicos;
· O Império Bizantino;
· O Império Islâmico;
OBJETIVO DO I BIMESTRE
· Conhecer a importância das fontes históricas para o estudo de História;
· Refletir sobre passado, memória e história;
· Conhecer característica dos três períodos: paleolíticos, neolíticos, e Idade Média;
· Conhecer aspectos do povoamento das Américas;
· Estudar aspectos do nomadismo e do redentarismo;
· Conhecer a história da região chamada de crescimento fértil;
OBJETIVO DO II BIMESTRE
· Conhecer aspectos da organização social dos mesopotâmios;
· Compreender a divisão da história do Egito antigo em períodos;
· Entender o papel da religião na sociedade egípcia;
· Conhecer aspectos do Império Persa;
· Entender a organização da sociedade fenício;
· Conhecer características do povo hebreu;
· Entender aspectos da sociedade chinesa antiga;
· Entender a formação dos povos africanos antigos;
OBJETIVO DO III BIMESTRE
· Ter noção dos períodos históricos que vão da ocupação do território grego a formação das cidades-estados;
· Conhecer características políticas, sociais e culturais de Atenas e de Esparta na Antiguidade;
· Ter noção sobre os períodos monárquicos e republicanos de Roma antiga;
· Compreender a transeção de Roma da forma republicana para a imperial;
· Conhecer as principais características do Império Romano;
OBJETIVO IV BIMESTRE
· Identificar as diferentes fases do cristianismo, desde o surgimento até a expansão na Império romano;
· Conhecer o processo de ocupação do Império Romano a partir do século III;
· Compreender a fusão cultural entre os povos bárbaros e os romanos;
· Entender as origens do Império Bizantino;
· Compreender aspectos da organização social, da economia e da religião do Império Bizantino;
· Conhecer as origens e as principais características do Islamismo e os aspectos da cultura islâmica.
6ª SÉRIE/ 7º ANO
CONTEÚDO
I BIMESTRE
· O feudalismo no cotidiano europeu;
· O império carolíngio;
· O mundo feudal e a igreja católica;
· A produção da cultura no mundo feudal;
· As cruzadas;
· A centralização do poder nas monarquias europeia;
II BIMESTRE
· O Renascimento;
· As novas igrejas cristãs;
· A reforma protestante e contra reforma católica;
· A expansão marítima europeia;
· O absolutismo e o mercantilismo;
III BIMESTRE
· Europa e América: os primeiros contados;
· Os povos indígenas no Brasil;
· A chegada dos portugueses ao continente americano X exploração do Pau-Brasil;
IV BIMESTRE
· A administração na América portuguesa;
· A riqueza e a miséria do açúcar;
· A sociedade açucareira;
· Sociedade da África;
OBJETIVO DO I BIMESTRE
· Conhecer o contexto da formação do feudalismo;
· Conhecer a formação e as características do reino franco;
· Reconhecer que, na Idade Média, a Igreja católica era a instituição mais poderosa;
· Compreender as consequências das cruzadas para a dinâmica do comércio entre o Ocidente e o Oriente;
· Refletir sobre a formação das monarquias europeias como um processo de centralização do poder;
OBJETIVO DO II BIMESTRE
· Compreender a relação existente entre o movimento cultural renascentista e as mudanças ocorridas na Europa a partir do século XI;
· Conhecer as consequências, para a Europa, das grandes navegações;
· Conhecer o contexto do final da Idade Média, quanto a organização, políticas, relações de trabalho, cultura e condições sanitárias das cidades;
OBJETIVO DO III BIMESTRE
· Conhecer os principais fatos relacionados à chegada da frota de Pedro Álvares Cabral ao Brasil;
· Conhecer aspectos da vida e da cultura de alguns povos indígenas do Brasil no século XIV e conscientizar-se das diferenças culturais existentes entre eles;
· Compreender as relações comerciais existentes entre a colônia e a metrópole portuguesa;
· Conhecer as formas de organização social e econômica que Portugal adotou em sua colônia americana.
OBJETIVO IV BIMESTRE
· Compreender o papel da produção açucareira na economia colonial;
· Conhecer as condições e os processos da produção de açúcar adotadas no período colonial do Brasil;
· Conhecer aspectos da sociedade formada em torno da produção açucareira no Brasil colonial;
· Refletir sobre as condições de vida dos africanos escravizados na história do Brasil;
7ª SÉRIE / 8º ANO
CONTEÚDO
I BIMESTRE
· A colônia em expansão;
· O ouro das gerais;
· A consolidação do território colonial português;
· A igreja na América portuguesa;
· O século das luzes;
· A revolução industrial;
II BIMESTRE
· América inglesa;
· A revolução francesa;
· O governo de Napoleão Bonaparte;
· Revoltas e conflitos na colônia portuguesa;
· A independência das colônias da América espanhola;
III BIMESTRE
· O Brasil conquista sua soberania;
· Primeiro reinado;
· O império brasileiro em perigo: As regências;
· D. Pedro II no poder;
· O movimento social dos trabalhadores;
IV BIMESTRE
· A unificação da Itália e da Alemanha;
· O neocolonialismo;
· Mudanças no segundo reinado brasileiro;
· A republica brasileira;
· Canudos e Cangaço: guerra no sertão;
OBJETIVO I BIMESTRE
· Conhecer os diversos conflitos que marcaram o período colonial;
· Reconhecer o modo violento com que as autoridades da metrópole reprimiram as revoltas do período colonial;
· Compreender os mecanismos que o governo português adotou para lucrar com a mineração;
· Refletir sobre o efeito da economia mineradora sobre as desigualdades sociais;
· Relacionar o pecuário com a interiorização da ocupação da colônia nos séculos XVII e XVIII;
· Discutir a importância da igreja católica na legitimação do poder dos senhores de engenho na colônia;
· Refletir sobre as novas linhas de pensamento econômico propostas a partir do século XVIII, questionando o mercantilismo;
· Refletir sobre as consequências da Revolução Industrial para a Inglaterra e para o mundo;
OBJETIVO II BIMESTRE
· Conhecer o processo de independência das colônias inglesas na América do Norte;
· Reconhecer o processo da Revolução Francesa em suas três diferentes fases;
· Relacionar as conquistas de Napoleão à vinda da família real portuguesa para o Brasil;
· Refletir sobre o sistema colonial imposto pelos espanhóis ás suas colônias na América;
· Conhecer o modo violento com que as autoridades da metrópole reprimiram as revoltas do período colônia
OBJETIVO III BIMESTRE
· Reconhecer o papel das classes sociais mais favorecidas na luta pela independência do Brasil;
· Compreender as tensões sociais políticas e econômicas que levaram o governo de Dom Pedro I ao fim.
· Identificar as forças sociais que estavam em luta nos vários conflitos que marcaram o período regencial.
· Compreender as transformações que ocorrem na economia e na sociedade brasileira durante o reinado de Dom Pedro II.
· Conhecer a situação dos trabalhadores na Europa sob as condições do capitalismo.
OBJETIVO IV BIMESTRE
· Estudar os processos relacionados à unificação da Itália e à da Alemanha e suas consequências.
· Compreender os objetivos da dominação neocolonialismo empreendido pelo Europeus e pelos norte-americanos, principalmente na Ásia e na África.
· Refletir sobre as causas e as consequências da Guerra do Paraguai.
· Compreender as razões do enfraquecimento da monarquia brasileira.
· Relacionar as condições de vida precária no Nordeste ao nascimento do messianismo de Antônio Conselheiro.
· Distinguir entre o cangaço financeiro pelos coronéis e o cangaço independente.
8ª SÉRIE/9º ANO
CONTEÚDO
I BIMESTRE
· A Primeira Guerra Mundial;
· A Revolução Russa;
· O Capitalismo;
· A ameaça totalitária;
· Brasil: As Oligarquias;
· O tenentismo;
· Quinze anos no poder;
II BIMESTRE
· A Segunda Guerra Mundial;
· A Guerra Fria;
· A descolonização da Ásia;
· O socialismo no mundo;
· Vargas: do afastamento ao retorno;
· II BIMESTRE
· De Juscelino ao Jango;
· O Brasil em tempos de ditadura;
· A desintegração do bloco soviético;
· A última superpotência;
· A força da Ásia;
IV BIMESTRE
· Oriente Médio: uma guerra sem fim?
· África; pobre ou empobrecida;
· A globalização;
· A arte no século XX;
· Brasil de volta à democracia;
· A democracia consolidada;
· Movimentos sociais no Brasil;
OBJETIVOS DO I BIMESTRE
· Analisar o contexto em que eclodiu a primeira Guerra Mundial;
· Refletir sobre os interesses que estavam em jogo nesse conflito;
· Compreender as circunstâncias que motivaram a Revolução Russa e as mudanças que ocorreram na Rússia depois de 1917;
· Refletir sobre as ideias que inspiraram os líderes da Revolução;
· Avaliar a situação de crise do capitalismo no período entre as duas guerras mundiais;
· Conhecer os efeitos dessa crise do mundo;
OBJETIVOS DO II BIMESTRE
· Compreender o plano expansionista da Alemanha como motivação importante da 2ª guerra mundial;
· Refletir sobre a posição assumia pelos vários países envolvidos no conflito;
· Compreender as consequências da 2ª guerra mundial a divisão internacional do poder;
· Definir guerra fria;
· Conhecer a divisão dos países em dois blocos;
· Caracterizar o movimento de descolonização;
· Identificar a formação do Partido Comunista na China;
· Refletir sobre as circunstancias em que Getúlio Vargas assumiu a Presidência do Brasil;
· Compreender as características da ditadura do Estado Novo.
OBJETIVOS DO III BIMESTRE
· Entender o papel das forças sócias e políticas na reivindicação por transformações no pais.
· Compreender a situação política do Brasil nas décadas que antecederam a implantação da ditadura militar;
· Refletir sobre o confronto de interesse econômicos no Brasil de 1945-1964;
· Conhecer as características dos governos militares que se sucederam no Brasil a partir de 1964;
· Conhecer como se processa o fim da União Soviética;
· Analisar a importância da Europa Ocidental como um dos grandes polos macrorregionais do Capitalismo;
OBJETIVOS DO IV BIMESTRE
· Refletir sobre modelos diversos de desenvolvimento econômico adotado na Ásia;
· Identificar os motivos que levaram o Oriente Médio a uma série de crise;
· Compreender a descolonização da África como um processo de luta das populações por sua independência;
· Discutir como os alunos efeitos da globalização da economia brasileira;
· Conhecer o período político e econômico brasileiro que se seguiu ao fim da ditadura;
· Refletir sobre o papel da sociedade na manutenção da ordem democrática;
· Discutir informações sobre as condições de vida dos brasileiros;
6º ao 9º Ano / 5ª série a 8ª série
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
· Conviver estabelecendo vínculos com aspecto, participação e cooperação, aceitando as diferenças.
· Gerenciar os conflitos com gentileza e harmonia , estabelecendo regras para trabalhar n não violência.
· Fortalecer os trabalhos em equipe estimulando a
generosidade e ajuda ao outro.
· Participar de jogos e atividades lúdicas priorizando a aprendizagem e não a competição.
· Investigar, explorar e interpretar as áreas de conhecimentos nos diferentes contextos do cotidiano.
METODOLOGIAS
· Realizar pesquisas que valorizem a inserção do aluno no meio social em que vive.
· Elaborar seminários que abordem questões dos temas em estudo.
· Analisar e resolvendo atividades com mapas que venha despertar no aluno noções de tempo.
· Incentivar trabalho com diversas fontes históricas.
RECURSOS
· Livros.
· Cartazes.
· Jornais.
· Revistas.
· Vídeos.
· Documentos.
· Cadernos.
· Tarefas mimeografadas.
AVALIAÇÃO
· Continuada.
· Realização das atividades propostas.
· Seminários orais e escritos.
· Participação dos alunos nas atividades coletivas e individuais.
· Realizações de trabalho e tarefas especiais.
3ª ETAPA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
· Conviver estabelecendo vínculos com aspecto, participação e cooperação, aceitando as diferenças.
· Gerenciar os conflitos com gentileza e harmonia , estabelecendo regras para trabalhar n não violência.
· Fortalecer os trabalhos em equipe estimulando a
generosidade e ajuda ao outro.
· Participar de jogos e atividades lúdicas priorizando a aprendizagem e não a competição.
· Investigar, explorar e interpretar as áreas de conhecimentos nos diferentes contextos do cotidiano.
METODOLOGIAS
· Realizar pesquisas que valorizem a inserção do aluno no meio social em que vive.
· Elaborar seminários que abordem questões dos temas em estudo.
· Analisar e resolvendo atividades com mapas que venha despertar no aluno noções de tempo.
· Incentivar trabalho com diversas fontes históricas.
RECURSOS
· Livros.
· Cartazes.
· Jornais.
· Revistas.
· Vídeos.
· Documentos.
· Cadernos.
· Tarefas mimeografadas.
AVALIAÇÃO
· Continuada.
· Realização das atividades propostas.
· Seminários orais e escritos.
· Participação dos alunos nas atividades coletivas e individuais.
· Realizações de trabalho e tarefas especiais.
4ª ETAPA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
· Conviver estabelecendo vínculos com aspecto, participação e cooperação, aceitando as diferenças.
· Gerenciar os conflitos com gentileza e harmonia , estabelecendo regras para trabalhar n não violência.
· Fortalecer os trabalhos em equipe estimulando a
generosidade e ajuda ao outro.
· Participar de jogos e atividades lúdicas priorizando a aprendizagem e não a competição.
· Investigar, explorar e interpretar as áreas de conhecimentos nos diferentes contextos do cotidiano.
METODOLOGIAS
· Realizar pesquisas que valorizem a inserção do aluno no meio social em que vive.
· Elaborar seminários que abordem questões dos temas em estudo.
· Analisar e resolvendo atividades com mapas que venha despertar no aluno noções de tempo.
· Incentivar trabalho com diversas fontes históricas.
RECURSOS
· Livros.
· Cartazes.
· Jornais.
· Revistas.
· Vídeos.
· Documentos.
· Cadernos.
· Tarefas mimeografadas.
AVALIAÇÃO
· Continuada.
· Realização das atividades propostas.
· Seminários orais e escritos.
· Participação dos alunos nas atividades coletivas e individuais.
· Realizações de trabalho e tarefas especiais
O blog da escola Paulo Freire esta sencasional parabéns pela iniciativa...este merito é da professora Luzinete.
ResponderExcluirObrigada! Marineide pela visita e pelo comentário,volte sempre....
ResponderExcluirOI GALERA ESTOU ESTUDANDO NO GERALDO VELOSO + NUNCA VOU ESQUECER Q ESTUDEI AI E NEM DAS PESSOAS Q TRABALHAM E ESTUDAM AI.......
ResponderExcluirBJÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.......
BEIJÃO ESPECIAL PARA SUZANE,MARIZA,AMANDA,CARLOS,VALÉRIA,MATEUS,ANA MARIA,KARLA CAROLINE,JUIANA,SIANY,SARA EM FIM PARA TODOS...
ResponderExcluirÁH ESTOU ESTUDANDO COM O MATEUS NASCIMENTO...
BJKSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
AMO TODOS VCSSSSSSSSSSSSSS...
galera sabado agora é aniverssário da thállita...
ResponderExcluirñ´esqueçam mandem depoimentos para ela pelo meu orkut kesibeatriz@hotmail.com....
bjkssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
OIEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE...
ResponderExcluir