segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Em minha escola tem um Pé de Angelim

 
Veja mais fotos 👉aqui
Você sabia que aqui em na escola Paulo Freire existe uma arvore que talvez tenha quase a idade de Marabá? E que esta árvore é chamada Angelim? Pois é, e não sabemos nem quantos anos ela tem, só sabemos que ela é mais velha do que Escola. E segundo relatos das pessoas mais velhas da nossa comunidade ela deve ter nascido aqui onde hoje é o pátio de nossa escola, nos tempos em que tudo por aqui era só as matas.  E segundo a historia, este pé de Angelim só não foi cortado para virar madeira porque estava neste terreno e de acordo com a historia, foi o padre Arrupe quem doou este terreno para construir nossa escola e que na época ele disse que só doaria o terreno para construir a escola, se os responsáveis pela construção prometessem que iriam preservar esta linda árvore.
    E graças a este padre que ainda hoje existe um pé de Angelim em nosso bairro. E espero que ele permaneça por mais muitos anos, pois no pátio de nossa escola ele embeleza, amenizando o calor e é a nossa maior atração estamos sempre tirando fotos e admirando toda a beleza desta árvore centenária.
      E apesar de toda esta historia ficamos sabendo também que há uns doi anos águem aqui da vizinhança sentiu-se incomodado com ela e quis cortar alguns de seus galhos e que mesmo sem a permissão da direção esta pessoa má conseguiu cortar três  de suas galhas. Triste muito triste!
       Mas agora esta arvore é de responsabilidade de todos nós vamos nos juntar com a escola para tentar protegê-la de todas estas maldades e assim mantê-la viva, porque ela é uma preciosidade para a escola e para nosso bairro. E tem uma linda e longa historia de encantos e sobrevivência e precisa permanecer viva para amenizar o calor dos novos alunos, e das futuras gerações que precisam conhecer sua historia, admirar e aproveitar de toda a sua beleza.

Bruna da Silva 13 anos Félix 7º ano “B” Projeto Mais cultura nas escola. Uma parceria do laboratório de informática desta escola com o Jornalista Ederson e a ARMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para fazer seu comentário...