Foto: Carmenzenilda |
Semana de Planejamento da Equipe Docente e demais servidores da Escola Paulo
Freire
Participantes: Todos os profissionais da escola
Data do Encontro: 26/02/2018 à 02/03/2018
Local: EMEF Profª Paulo Freire
Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h
Nº de participantes: professores e demais servidores.
Formadores: Equipe gestora .
FORMAÇÃO CONTINUADA NO AMBIENTE DE
TRABALHO
“ Afetividade, Protagonismo e Confiança da Equipe Escolar.
Lema: Saber lidar com as emoções no ambiente escolar é imprescindível, pois
o aluno é ser individual pensante que constrói o seu mundo, espaço,
conhecimento com sua afetividade. E com todos os outros sentidos de percepção,
expressão, crítica e imaginação.
Fernando Gluszczak
Objetivos do encontro:
v
Discutir afetividade, protagonismo e confiança
da equipe escolar.
v
Fazer uma autoavaliação da Unidade Escolar no
contexto de aprendizagem a que a mesma
se encontra a partir das questões norteadoras: quem são os responsáveis
pela e/ou triste produção deste cennario? O que é possível fazer/(re)fazer?
Onde está o problema da aprendizagem dos alunos desta Unidade Escolar?
v
(Re)elaborar Plano de Intervenção, com metas e
prazos definidos, para elevação e fortalecimento da aprendizagem escolar.
v
Discutir o regimento escolar da escola.
v
Re(definir) os procedimentos e critérios da
avaliação da aprendizagem escolar: distribuição de pontos no decorrer do
bimestre e para o instrumento avaliativo com data e hora agendadas pela unidade
escolar; tipos de questões (objetivas e subjetivas); tipos de instrumentos
avaliativos, etc,
v
Informar sobre o preenchimento das Fichas de Acompanhamrnto
para alunos com dificuldades (comprovada pelo diagnostico).
v
Possibilitar que os alunos “especiais”
dependendo da deficiência, realizem as avaliações bimestrais na biblioteca.
v
Definir calendário de avaliação a cada bimestre.
v
Informar, por meio de comunicado oficial, aos
pais e alunos, com no mínimo uma semana de antercedência ao início das
avaliações bimestrais os conteúdos que serão avaliados em cada disciplina e o
períodos e horários de cada avaliação e colocar no painel da escola os
conteúdos e horário das avaliações.
v
Discutir o papel da escola enquanto um dos
agentes responsáveis pelo respeito à diversidade no contexto escolar, bem como promotora
de inclusão social;
v
Colocar em discussão o direito à Educação Básica
de qualidade e sua correlação com as práticas vivenciadas no ambiente escolar,
garantindo a equidade;
v
Seminário
de boas praticas, deverá ser apresentado
nas Hp,s pelos professor em regência de classe ou pessoal de
espaços pedagógicos que desenvolveram projetos
de relevância e destaque no ambiente
escolar. Esse seminário deverá ser apresentado por meio de painéis e outros
recursos.
A discussão sobre a temática “Seminario
de Boas Praticas” deverá considerar os seguintes aspectos:
A Prática;
Os Desafios ;
Os Aprendizados;
v
Discutir
a BNCC(Base Nacional Comum Curricular) para adequação do plano de curso.
v
Colocar em discussão as diferentes modalidade de
avaliação para fundamentar as práticas pedagógicas da escola.
Objetivos de aprendizagem:
v
Ampliar compreensão sobre os aspectos que
compõem o fazer pedagógico na garantia dos direitos à aprendizagem e sua efetiva
realização no espaço escolar;
v
Compreender os resultados apresentados pela
escola como instrumentos de avaliação da aprendizagem e do ensino;
v
Sensibilizar a escola e seus sujeitos, acerca da
importância de olhar de perto a complexidade de seus dados de aprendizagem para
dar sentido ao fazer educativo na unidade de ensino;
v
Possibilitar a compreensão dos instrumentos que
revelam a partir da atuação da escola, do professor, através das avaliações, do
acolhimento, da metodologia do trabalho desenvolvido a concepção que a escola
pratica no seu cotidiano.
v
Replanejar as atividades pedagógicas e projetos
a partir de análise dos dados de aprendizagem com foco na melhoria do
desempenho dos estudantes da escola.
Conteúdos:
v
Discussão do Regimento Escolar.
v
Base Nacional
Comum Curricular BNCC;
v
Matrizes Curriculares da Prova Brasil.
v
Os Doze Direitos de Aprendizagem.
v
Indicadores de aprendizagem (Diagnósticos, Mapas
de desempenho, Estatísticas, IDEB e Registros de Desenvolvimento da
Aprendizagem);
v
Analise dos
instrumentos avaliativos da escola como: diagnósticos, estatísticas final das
turmas, gráficos da distorção idade/série e reprovação e aprovação e relatório
final da turma.
v
Elaboração do plano de ação e plano de curso.
Textos
* Vídeos: música, Mário Sérgio Cortela e Luckesi
* Proposta curricular – página : modalidade de avaliação
* Guia Prático da BNCC.
* Capítulos da BNCC por ano.
* Direitos de Aprendizagem.
Recursos.
Tabela do
IDEB, Resultado e diagnostico final de
2017 e inicial 2018 1º bimestre;
Data show, cabo P2, extensão e Notebook;
Xérox dos materiais a serem utilizados.
Roteiro de trabalho 1º dia - 26-02-2018
08hs: Acolhida ao grupo pela Equipe Gestora.
Agradecimentos a Deus com Oraçao “Pai Nosso.”
Apresentação da equipe.
08h:30min Leitura e
socialização da pauta do encontro.
08:50 min Os
acordo para 2018
09:hs
Momento literário – Vídeo “Enquanto houver sol” Titãs
Estratégia:
Breve comentário sobre o vídeo:
música; após exibição do vídeo garantir um pouco de tempo para manifestações
acerca das impressões sobre o vídeo.
INFORMES: Reunião de Pais, Programa (Câmara Mirim), Recursos financeiro PDDE, +
EDUCAÇAO, Preenchimento das Ficha de Acompanhamento dos alunos com “Necessidade
Especiais”, Acompanhamento dos professores pelo Coordenador pedagógico, Ficha de
Acompanhamento dos alunos pela Orientadora Educacional, Cronograma de
atendimento do laboratório e sala de leitura Organização dos livros didáticos,
kits dos professores,...
10h às 10:15
INTERVALO
10hs:15 as
12hs-
Apresentação do Projeto (Câmara Mirim), com a Profª
Gabriela representando a Câmara Municipal de Marabá.
TARDE
14hs – Momento
literário – música (Almir Sater -Ando devagar ) –
Apresentação
do vídeo de Mário Sérgio cortella – entrevista à Nova Escola
Chuva de idéias a cerca do tema: Afetividade a
partir das consignias etc: Como você ver
a afetividade no processo
ensino-apredizagem
14:20min-
às 16hs Leitura compartilhada das modalidades de avaliação.
Destacar as
seguintes questões: (01) De acordo com a leitura sobre as de avaliação , qual delas contempla a proposta da escola?
(02) A
partir da leitura o que precisa ser reconsiderado na prática da escola para a
garantia dos direitos de aprendizagem e uma educação de qualidade para os
alunos?
16h às
16:15 INTERVALO
16:15min às
18:hs - Análise do rendimento de aprendizagem escolar: (IDEB, OBMEP, SisPAE )-Gráficos
e estatiticas.
Fazer uma autoavaliação da escola do contexto de
aprendizagem a que a mesma se encontra a partir das consignas a seguir:
Ø O que os instrumentos avaliativos nos revelam?
Ø Sabemos que a família muitas vezes é ausente na escola e busca
transferir sua responsabilidade somente para a escola. Em vista disso de quem é
a culpa pelo fracasso escolar do aluno?
Ø Quem são os responsáveis pela feliz e/ou triste produção deste cenário?
O que é possível fazer/(re) fazer? Onde está o problema da aprendizagem dos
alunos da Escola Paulo Freire?
O que podemos fazer para melhorar o processo
ensino-aprendizagem na Escola Paulo Freire?
Ø Discussão dos critérios de
avaliação contido no Projeto Politico Pedagógico da escola.
Re(definir) os procedimentos e critérios da
avaliação da aprendizagem escolar: distribuição de pontos no decorrer do
bimestre para as adequações dos novos critérios de acordo com a proposta.
Dividir os
participantes por grupo para definir os critérios avaliativos, entregue por
escrito a equipe.
Socialização dos critérios
Roteiro de trabalho 2º dia -
27-02-2018 Terça –feira
08:hs Acolhida
Momento
literério – música Companheiro ( Maria
Eugênia). Após uma atividade de relaxamento com profº Fábio.
08:30min
às 12hs –
Ø Leitura discussão do Regimento Escolar.
Ø Escolha dos professores representantes das turmas.
TARDE
14:hs às
18:00min
Momento literário Musica Lulu Santos ( nada do que
foi será)
Ø Trazer a experiência da professora Andreia como mostra dos seminários
que será apresentado no decorrer do ano.
Ø Elaboração
do Plano de Ação para o Ano letivo 2018 com metas e ações com prazos definidos
para elevação e fortalecimento da aprendizagem escolar e que esteja em
consonância com o Projeto Político Pedagogico da escola.
3º dia- 28-02-2018 – quarta-feira
Manhã
08:h Momento literário
08:hs- A Educação Especial no Contexto da Escola
Paulo Freire com o apoio de um profissional da Educação Especial (SEMED). Profª
Josy
10h às 10:15min INTERVALO
Continuação da pauta sobre Educação Especial com a
Profª Josy
Tarde:
14:hs- Momento literário
Organização das equipes para a (re)elaboração do
Plano de Curso e Planejamento com bases no que foi discutido durante o encontro.
16h às
16:15min INTERVALO
Apresentação
do tema: Base Nacional Curricular Comum
Guia
Prático da BNCC ( LDB 9394/96) e os Direitos de Aprendizagem dos Alunos.( DOZE
DIREITOS)
: Encaminhamento: Organizar os grupo de
professores por disciplina e entregar
material da BNCC para cada grupo alinhar o plano de curso, considerando as
avaliações externas como: SisPAE, Prova
Brasil, OBMEP.
Formar grupos por disciplina.
4º e 5º dia – 01 e 02-03-2018
Ø (re)elaboração do Plano de
Curso e Planejamento
Ø Elaboração do Plano de Ação
Escolar.
Ø Socialização dos trabalhos
realizados: Apresentação do Plano de Ação,
Plano de curso, ficha de observação do professor e acompanhamento do aluno,
preenchimento das fichas dos alunos com “necessidades especiais” cronograma da
biblioteca e laboratório de informática.
18:h –ENCERRAMENTO
Avaliação da Semana Pedagógica.
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